EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20070826

Beldroegas - Portulaca oleraceae

As beldroegas são conhecidas popularmente por "baldroegas" e usadas na culinária e na medicina tradicional há muitos séculos.
O exemplar das fotos cresce junto da Cava de Viriato mas é encontrável em muitos locais, até entre as pedrinhas dos passeios da nossa cidade. Sei onde vivem uns belos exemplares lá para os lados do Massorim...

"A beldroega é uma planta comum que cresce em descampados e recantos urbanos, normalmente em sítios onde só as ervas se aventuram." (…)
"A beldroega é uma herbácea anual, com talos espessos, tenros e rasteiros, folhas carnosas, de até 3cm de tamanho, com grande quantidade de reserva de água."

"Tem uso alimentar (as folhas são cozidas e consumidas como legumes, em molhos, saladas e ensopados) e medicinal (afecções do fígado, bexiga e rins; escorbuto; o suco cura inflamações nos olhos; as sementes são diuréticas e combatem os vermes intestinais; os talos e as folhas machucados, aplicados sobre queimaduras e picadas de insectos, aliviam a dor e/ou o prurido e facilitam a cicatrização). Indica-se a seguir a receita de duas sopinhas com beldroegas:" Clique para ver as receitas em – “Cetóbriga

Se não gosta de sopa faz muito mal. Para esses permito-me sugerir um puré de batatas e beldroegas !
Aviso - Não apanhe e não use plantas silvestres se não possuir experiência.