EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080815

15 de Agosto - Nª Senhora da Lapa


“O culto da Senhora da Lapa remonta ao séc. XV.
Nessa época a Lapa era ainda um local deserto, apenas assinalado por uma vasta massa rochosa encimada pela grande lapa e nas imediações, abundantes pastos para os animais.
Em 1498, segundo a tradição, uma pastorinha de 12 anos, muda de nascença, de nome Joana, que vinha de Quintela com o rebanho para estes sítios, um dia introduziu-se por uma das fendas da grande penedia e divisou ao fundo uma imagem da Nossa Senhora.
Feliz com o achado, após ter limpo a imagem, logo começou a prestar-lhe culto, preparando um pequeno trono, ou altar, que enfeitou com flores silvestres.” (...)
(...) “Um dia, a mãe, indisposta com a filha, ao vê-la perder muito tempo com o que julgava ser uma boneca, arremessou a boneca para o lume. Nesse momento, a menina que até ali era muda, falou: Tá! Minha mãe! É Nossa Senhora da Lapa! Aí que fez?! Imediatamente a menina retirou a imagem do lume, que não se queimou. A mãe ficou com o braça paralisado, mas depois de ambas terem rezado, ficou curada.” (...)

Extraído do livro “Nossa Senhora da Lapa – Síntese Histórica de uma devoção multissecular”, citado no “Peregrino da Lapa” nº 3 de Maio de 2008


Visite a página de António Canotilho para conhecer a Lapa e Sernancelhe.