EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080831

Mais um "Remendo" na Cava de Viriato



Já abordei por diversas vezes a decisão de "reconstruir" a muralha e fazer desaparecer o caminho aberto na base da Cava de Viriato, no séc. IXX, quando na Cava foi criado um passeio público. Estava curioso para ver qual seria a solução para ocupar o lugar da escadaria construída em 1940 na ocasião da colocação do grupo escultórico da autoria de Mariano Benlliure, o monumento a Viriato. Curiosamente pretendeu-se homenagear a "Raça Lusitana", os Portugueses, e por influência do Capitão Almeida Moreira foi escolhido para o trabalho um artista espanhol... Embora o remendo deva estar longe do fim já se pode ter uma ideia da solução adoptada que me parece pouco feliz.
Não foi fácil obter esta imagem porque o local reserva surpresas desagradáveis e muito mal cheirosas, uma vez que está transformado num lugar de tripla utilidade: urinol, WC e finalmente sala de chuto. Infelizes os que ali vão, indiferentes ao fedor, para "tirar a ressaca".