EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090105

Baltazar o "Rei Mago" Africano


Baltazar na rotunda de Nelas visto pela "Animustuna"
Desde muito pequeno que possuo um presépio de barro a que a minha mãe ia acrescentado mais algumas peças todos os Natais compradas geralmente no "Bazar do Porto" na Rua Direita. Ano após ano o número de figuras ia aumentando até chegar a muitas dezenas. Algumas foram-se partindo para meu desgosto pois ainda sinto imensa alegria ao tirá-las da caixa de cartão e ao desembrulhar uma por uma as figuras dos seus mantos de papel. Agora já não uso serradura para as proteger mas o papel de jornal. Também o musgo que recolhia numa ida ao Fontelo ou nos muros junto da Cava de Viriato foi substituído pelo papel de estanho verde... mesmo o pinheirinho já é uma "árvore de plástico" provavelmente fabricada na China. Como o Natal está mudado!
Toda esta conversa preliminar tem por objectivo contar porque razão o meu presépio tem dois "Reis Magos" negros. É verdade! Tem dois "Baltazares" e porque motivo? Num Inverno de há cerca de meio século resolvi colocar uma pequenita vela para iluminar o presépio, o meu sonho era ter umas luzes verdadeiras, só que durante a noite a vela tombou e acabou escurecendo um dos reis. É desde esse Natal que o meu presépio tem um rei branco, um bem negro e outro "mulato", graças à chama duma vela tombada numa noite fria de Dezembro, como elas costumavam ser quando o Inverno ainda era Inverno.