EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090428

A Espada do Santo Condestável


Muito poucos saberão da existência duma réplica da espada do Santo Condestável no Parque Aquilino Ribeiro. O local e todo o parque encontra-se muito degradado e já há alguns anos que se anunciam obras de "requalificação" que tardam em chegar. A câmara municipal "descobriu" o projectista que há mais de 50 desenhou o parque, o arquitecto Viana Barreto, e decidiu entregar-lhe a tarefa.
Recordo-me de em 1960 ter assistido à inauguração do "monumento" quando da passagem por Viseu das relíquias do Beato Nuno e do enorme interesse dos viseenses pelas cerimónias então organizadas.
A espada fundida em bronze, na "Obra do Ardina - Lisboa", também já foi vandalizada. Cravada no granito está uma placa que lembra o VI Centenário do nascimento do "Santo Condestável", título que há séculos o povo lhe havia atribuído, porém só no passado Domingo 26 de Maio o papa Bento XVI, em cerimónia celebrada no Vaticano, declarou Nuno de Santa Maria Álvares Pereira digno se ser inscrito no Álbum dos Santos e estabeleceu que em toda a Igreja ele seja devotamente honrado entre os santos.