EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090611

Alguém se lembrou do Camões!!!



Acreditem, fiquei espantado e tão agradavelmente surpreso que decidi, de novo, interromper as minhas "férias". Esta manhã reparei que alguém em Viseu resolvera homenagear a grande figura da cultura portuguesa que foi Luís Vaz de Camões. Foi uma raríssima homenagem e sobretudo muito barata, apenas exigiu a colocação de algumas rosas vermelhas numa jarra improvisada a partir de uma garrafa de água mineral, mas uma verdadeira lição para aqueles que consentem que o pedestal da estátua continue muito sujo e garatujado. Adianto que são os mesmos que, em 10 de Junho de 2000, permitiram a colocação de uma placa na Avenida 10 de Junho dizendo que sua "Excelência o Presidente da Républica, Dr. Jorge Sampaio" (SIC) procedera à sua inauguração e até hoje ainda não mandaram corrigir erro ortográfico. Um erro de palmatória diria a Da. Aninhas a minha professora da primária... Segundo a Pedagogia da época o aluno levava mesmo na palma da mão o respectivo castigo. Geralmente a Sra. Professora deixava os alunos escolher entre a mão direita ou a esquerda!

P.S. - Não é para me gabar mas apanhei muito poucas e nunca pela má ortografia. O busto de Camões que foi primeiramente erigido na Praça de Camões (actual D. Duarte) em 1913 é da autoria do artista viseense Almeida e Silva (José de).[ligação]