EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090719

Às "Mijinhas" na Cava de Viriato

Como vem sendo habitual o tema volta a ser a Cava de Viriato onde continuam e às “mijinhas” as obras para tapar os buracos entre as lajes da passadeira de granito que a câmara municipal, depois de muitas reclamações e alguns acidentes resolveu, depois de obter a concordância do arquitecto e autor do projecto, mandar entupir com terra para depois semear erva. Os trabalhos recomeçaram na segunda-feira com a ajuda duma máquina para transportar a terra e na terça-feira voltaram a parar por falta de matéria-prima (?), recomeçando no final da semana.
A utilização da máquina que tem de manobrar num espaço que por vezes é reduzido está fazer estragos na muralha. São já vários os buracos, abertos nas faces interiores da muralha, provocados pelo assentamento das sapatas dianteiras para assegurar a estabilidade da máquina quando o seu braço extensível é usado para colocar a terra sobre o passadiço. De igual modo a valeta de granito para escoamento das águas pluviais na Rua dos Heróis Lusitanos já apresenta vários estragos, em especial junto da Vila Ferreira, perto do local onde antes das obras exista um contentor para depósito do lixo doméstico que não foi reposto e faz falta aos vizinhos. As imagens permitem ver os trabalhos no percurso da muralha, entre o início da Rua dos Heróis Lusitanos e a Rua dos Plátanos, foram obtidas no passado fim-de-semana e a partir da foto que mostra a máquina, na semana que hoje finda. Propositadamente não mostro as fotos dos estragos e aos "habituais incrédulos" aconselho uma passagem pelo local.
Peço desculpa, se descrevo o andamento dos trabalhos como feito às “mijinhas” mas não estou sozinho. A vizinha que se vê a passar junto da máquina é de opinião que as obras do Programa Polis feitas sobre a Cava de Viriato foram uma “boa cagada”. Desculpem-me a repetição do calão mas eu não diria melhor...