EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090820

"Funiculando" o nosso dinheiro...

A Câmara Municipal de Viseu acabou por reconhecer razão aos moradores da Rua da Ponte de Pau e da vizinhança que já não suportavam o incómodo barulho provocado pelos visitantes da Feira de São Mateus e pelos veículos quando circulavam sobre a passadeira de aço colocada sobre a linha do funicular com o objectivo de evitar a repetição de acidentes.
E vai daí… resolveram os engenheiros (?) mandar colocar chapas metálicas apenas sobre a abertura central, onde passam os cabos de aço que rebocam as carruagens, dotadas de um sistema de encaixe e distanciadas de alguns centímetros que permitir a dilatação. Talvez as aberturas dos carris venham igualmente a ser tapadas com uma estrutura em “u” a executar numa empresa de metalomecânica. Tudo isto poderia ter sido evitado se tivesse havido sensatez…. Não há notícia de qualquer equipamento com características idênticas a funcionar em ambiente urbano, portanto!
A solução definitiva passará, talvez, pela colocação de uma aligeirada vedação ao longo de toda a linha para tornar obrigatória passagem nas passadeiras e ainda o inevitável encerramento temporário da linha durante a feira.

P.S. - Ler o meu artigo datado do 5 de Maio de 2009 que já alertava para estas situações [ligação]