EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090830

"Requalificando" a Cava de Viriato...



Distraído é que eu não ando... e por esse motivo mais uma vez vou dedicar a minha atenção às obras de "requalificação" da Cava de Viriato, uma obra do "Programa Polis", no valor de dois milhões de euros mais as habituais "alcavalas".

Vou reportar algumas evidentes situações originadas pelo entupimento ou será melhor dizer o parcial enterramento da cara, descaracterizadora e perigosa "passadeira de granito" (?) que em má hora colocaram sobre o passadiço da fortaleza. Os "remendos" já estão completos, falta apenas semear a relva nos intervalos das lajes. Claro que o local ficou menos propício às quedas mas o acesso, devido à existência de escadarias, continua dificultado. A solução engendrada foi mal executada porque deixaram imensas pedras sobre as muralhas, espalharam no passadiço vários montes de terra que sobrou em vez de fazer a sua remoção para outro local, disfarçaram os estragos causados pela maquinaria e não os repararam convenientemente e a valeta para escoamento das água pluviais na calçada na Rua dos Heróis Lusitanos, junto da Vila Ferreira, ainda continua parcialmente destruída.

Finalmente também cortaram o matagal no troço da Cava mais visível, junto da Feira de São Mateus onde está o monumento a Viriato, numa atitude que muito bem se pode classificar como a típica - "limpeza das ruas mas, só onde passa a procissão".

Continua no próximo número...