EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100326

O Funicular de Viseu


Foi hoje noticiado que o funicular transportou mais de 54.000 passageiros em 6 meses de funcionamento. Segundo o presidente da câmara, Fernando Ruas, o funicular "está a cumprir perfeitamente a sua missão" e que "até superou as espectativas". Mas ouvidos alguns comerciantes verifica-se que poderá haver mais algumas pessoas no centro históricos mas "não a comprar".
Com sou um orgulhoso e assumido "antifinucula", adjectivo criado pelos defensores do funicular, fica-me bem lembrar que a média diária de 300 utilizadores, corresponde a uma taxa de ocupação inferior a 10%.
Para um investimento de mais de 5,3 milhões de euros este é um retorno demasiado baixo e revelador de falta de ambição por parte da edilidade viseense, para não dizer o não reconhecimento dum desperdício.

P.S. - O tubo metálico que se vê encostado à parede fazia parte da protecção da linha mas foi derrubado e continua à espera de ser retirado há semanas.