EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100724

A Nova Iluminação da Cava de Viriato



Já escrevi muito sobre a iluminação da "Cava de Viriato" porém hoje vou abordar um pormenor novo. A imagem mostra um dos candeeiros instalados na Avenida da Bélgica que na realidade em pouco diferem dos anteriores. Os mais atentos já deverão ter notado que as lâmpadas destinadas à iluminação da via produzem uma luz amarela e os projectores apontados para parede da antiga fortificação, emitem luz branca que chega a ser desagradável. Ora aqui está mais uma situação que só se justificará com uma evidente falta de atenção e gosto. Trabalho de "engenheiro", diria um arquitecto...
Quanto à iluminação do passadiço e dos acessos que ontem tive a possibilidade voltar a apreciar, verifiquei que os holofotes instalados no chão continuavam desligados, apenas os "sinalizadores" embutidos na "passadeira de granito", as lâmpadas da rampas e os pontos de luz das escadarias estavam ligados mas apenas no troço do monumento que vai da proximidade da Casa das Águias até à Rua dos Heróis Lusitanos.
Depois de ter caminhado sobre a muralha desde a Rua do Picadeiro até ao início da Rua dos Heróis Lusitanos, voltei a sentir-me desiludido e cada vez mais convencido que a inovadora "passadeira" [ligação], foi uma ideia infeliz ou mesmo "burra" mas desta vez de um arquitecto...