EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20110317

Rua da Ponte de Pau e Funicular


Inacreditável, vejam lá que há duas semanas (!) que não abordava o malfadado tema da calçada da Rua da Ponte de Pau e do funicular...
Nos dois últimos dias o trânsito de veículos esteve interdito entre a saída do túnel do parque estacionamento, do vizinho centro comercial, e a estação inferior do funicular. O motivo foi mais uma vez a necessidade de fazer reparações no piso. As pequenas lajes de granito continuam a balançar, acabam por se degradar e mesmo quebrar. Já há algum tempo que praticamente não procedem à substituição das pedras, geralmemte limitam-se a recolocar as lajes degradadas, tapam rachas e enchem juntas com cimento.
Como já referi as reparações não passam de simples remendos que não irão solucionar um erro estrutural.
A ocasião foi aproveitada para rectificar a colocação dos cabos de aço que protegem a linha e nalguns caso estavam a baloiçar.
Apercebi-me, já há algum tempo, que as duas "plataformas" basculantes que fecham os "buracos" nos cruzamentos da linha e são operados hidraulicamente, não estarão funcionar em modo automático mas sim a ser operados manualmente. Já por várias vezes vi as plataformas indevidamente abertas ou mesmo levantadas o que não deveria acontecer se o mecanismo estivesse inteiramente funcional.
É caso para voltar a afirmar que "o que nasce torto...".