EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20110613

Recordação dos Comboios em Viseu


O depósito de gasóleo da antiga estação dos comboios de Viseu foi restaurado e recolocado no separador central da Avenida da Europa. A autarquia cumpriu a promessa de recolocar algumas peças históricas para lembrar aos mais velhos e provar aos mais novos que a nossa cidade já foi terminal de duas linhas de caminho-de-ferro. Este acontecimento já mereceu a minha atenção, porém havia um aspecto que ainda me intrigava… Qual seria a utilidade do “buraco” aberto no relvado e das estruturas de betão enterradas no solo?
As imagens mostram alguns aspectos da base do “monumento”, constituída por um pentágono irregular que no seu interior, ao nível da relva, contém grossas barras de madeira, talvez para lembrar as travessas que mantinham unidos os carris, três barras ferrugentas e gastas de carril que se estendem pela relva, bordejadas de areia grossa e dois pontos de luz. Apenas fica a faltar a brita do balastro para reunir o último componente duma linha de ferrovia. Faria mais sentido se tivessem reconstruído alguns metros da linha. Prometo voltar a este assunto para mostrar a obra acabada. Parece-me que exceptuando a iluminação tudo o resto será desperdício, uma inutilidade que praticamente ninguém verá porque o local é um sítio de passagem que se deseja rápida.