EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20110718

Recordações dos Comboios em Viseu

Os mais atentos e aqueles que estacionam as suas viaturas no espaço que pertenceu à demolida Estação dos Caminhos-de-ferro, junto da rotunda da Fonte Cibernética, certamente já devem ter reparado que a construção cilíndrica que suportava um depósito metálico que servia para armazenar água foi pintada e o contentor retirado. Fiquei a aguardar que o depósito fosse restaurado e recolocado no seu lugar para o fotografar, pois é uma lembrança dos tempos em que Viseu tinha comboios.
Confesso que foi com surpresa que vi um ferrugento equipamento semelhante no “depósito de sucata” da câmara municipal, na estrada de Nelas. Mas não estava sozinho… ao seu lado repousava outro depósito novo com um letreiro – “VISEU”. Fiquei estupefacto, se foi feita uma cópia porque razão foi colocada no ferro velho?
O “depósito de sucata” da edilidade fica junto das antigas instalações da Cooperativa dos fruticultores, o alargamento e requalificação da EN 231 tornou menos visível este “armazém” que já conheceu melhores dias. É possível ver muitos contentores e caixotes para recolha de lixo de metal e de plástico deteriorados ou vandalizados, viaturas automóveis que foram abandonadas na via pública e muitos outros objectos de entre os quais saliento - “O Caracol” das “Cavalhadas de Vildemoinhos de 2010” [ligação] que deu que falar por maus motivos [ligação]. Observei um pequeno grupo de corvos que se alimentava nuns grandes contentores, sendo certo que essas aves continuam a ser necrófagas. Enfim uma autêntica vergonha. Ainda maior se o nosso olhar se demorar na fachada das instalações utilizadas há vários anos pela Câmara Municipal de Viseu. Janelas e portas entaipadas com tijolos e inúmeras vidraças partidas não ficam bem na fotografia [ligação].

P.S. Quase que me esquecia de dizer que pintaram a base do depósito da água mas não repararam o reboco. Gente desta não contrato eu!