EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20120430

Postais Antigos de Viseu # 15



"Cava de Viriato - uma rua" - Bilhete Postal editado pela Comissão de Iniciativa e Turismo (Viseu), não datado, nem circulado mas muito provavelmente dos primeiros anos da década de 1930. No canto inferior direito é possível ver três vacas porque no local se realizava uma feira de gado, cujo mau cheiro desagradava à vizinhança.

"Defesa da Fortaleza"
(…)
Ao seu pé uma feira,
Porca, suja que mal cheira,
Com bois vacas e vitelas!
- São reais as queixas minhas –
Sem que nas casas vizinhas
Possam abrir-se as janelas!
(…)

Adelino Azevedo Pinto (Rijo)


O mesmo local na actualidade, depois do arranjo de 1940 para a colocação do Monumento a Viriato e da obras de "requalificação" e "arranjo paisagístico", financiadas pelo Programa Polis que fizeram desaparecer: a "rua" (a "Cava de Baixo" - lugar onde era muito agradável passear e permanecer quando o tempo se apresentava convidativo), as escadarias e as rampas que permitiam aceder ao topo da antiga fortaleza,  com a intenção de devolver ao monumento um aspecto mais próximo do original.