EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20130325

Apanhando Leitugas na Cava de Viriato


Há poucos dias vi uma senhora a apanhar leitugas e cortar com uma foice ervas na "Cava de Viriato", suponho que destinadas a servir de alimento a coelhos e aos porcos. As leitugas, com as suas características folhas em forma de estrela, serrilhadas e bem junto ao solo, devem o seu nome à sua seiva de aspecto leitoso. Lembro-me de ser criança e ir com a minha mãe aos terrenos onde agora estão as piscinas e o campo de futebol de 7, para ajudar a apanhar leitugas. Há 60 anos até as folhas secas dos plátanos do Fontelo eram aproveitadas...