EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20130619

Atenção Sr. Prof. José Ernesto


A montra da Confraria Saberes e Sabores da Beira – “Grão Vasco” [blogue], localizada na Avenida Calouste Gulbenkian, está decorada com motivos alusivos aos 3 Santos Populares: Santo António, São João Baptista e São Pedro. Acontece porém que o São José está a “substituir” o nosso Santo António. A imagem barata, suponho que de marfinite segura o menino Jesus mas a aparência de homem de idade, com cabelo grande, barbas, o rico traje que enverga, as açucenas  (flores que simbolizam a pureza) e a flor artificial que tapa o pequeno letreiro onde consta o nome do santo, não deixam qualquer dúvida da “falsidade” inadmissível. Na verdade Santo António é sempre representado segurando o menino Jesus mas está vestido com o humilde hábito dos frades franciscanos e na cintura tem uma simples corda. Acho melhor irem a correr comprar uma imagem do Santo António que até as lojas dos chineses  vendem, porque há sempre alguém que repara nestas coisas.

Quadra

Ó meu rico Santo António
Em ti não perdi a fé!
Apesar de em Viseu
Te "confundirem" com o São José...