EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150727

A Figueira-da-Índia




A Figueira-da-Índia (Opuntia ficus-indica), pertencente à família dos cactos, também é conhecida como figueira-da-barbária, figueira-do-diabo ou figueira-do-inferno. Em Portugal encontra-se em várias regiões, sobretudo em terrenos pobres e os seus numerosos espinhos afastam as pessoas e os animais. É uma planta muito resistente  pois quando os seus “troncos” envelhecem e secam, são logo substituídos por novos.
Na medicina tradicional são utilizadas as "folhas", as flores e os frutos. Das suas muitas aplicações vou salientar o tratamento das tosses rebeldes e convulsas porque foi com esta planta que ainda criança, a minha mãe me curou de uma tosse convulsa.
Esta planta vem sendo usada há milhares de anos na alimentação mas os frutos  (“figos”) devem ser consumidos com moderação para não originarem obstipação.
Saber + [ligação]

Atenção: Se não tiver experiência ou sem a orientação de um bom conhecedor nunca utilize plantas silvestres na culinária ou para  fins medicinais.