EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150726

Funicular de Viseu



O "Funicular de Viseu" hoje esteve encerrado e ontem terá deixado de funcionar pelas 18h00. O que terá sucedido desta vez - mais alguma arreliadora e costumeira avaria, férias do pessoal, novo horário? certo é que em nenhuma das duas estações existia qualquer aviso.
O ascensor entrou em funcionamento em 25 de Setembro de 2009, ligando o "Campo de Viriato", onde se realiza a "Feira Anual de Viseu", à zona da Sé Catedral e tem sido um sorvedouro de dinheiro. A linha com uma extensão de 400 metros deverá ser única porque mais ninguém teve a "ousadia" de partilhar a via de circulação do elevador, com trânsito automóvel e pedonal que inclui o atravessamento do recinto da feira e um dos mais movimentados arruamentos de Viseu. A singularidade do ascensor também reside no facto do sistema de cabos estar totalmente encerrado num túnel técnico. A circulação é vigiada por um sistema de câmaras de vídeo,  semáforos e para aumentar a segurança, nas duas carruagem existe um "guarda-freios" para, em caso de necessidade, fazer soar uma buzina ou efectuar a paragem de emergência. Cada carruagem tem capacidade para 50 pessoas, a velocidade média é de 2 metros por segundo, a via é duplicada num troço a meio do percurso, para permitir o cruzamento das cabinas. O funicular teve um custo de 5,2 milhões de euros, financiados em grande parte por verbas do "Programa Polis",  e até ao final de 2014 o seu funcionamento custou aos cofres municipais cerca de 1,5 milhões de euros. A taxa de ocupação é residual e a câmara municipal está a aguardar a conclusão de um estudo de mobilidade para decidir qual será o futuro do ascensor.